Dermatofagia: O hábito de roer os dedos

Olá gurias!!!!


Hoje vim falar de outro assunto mega polêmico,sugerido pela nossa leitora Saniara dos Reis, que é o hábito de roer a pele, principalmente a dos dedos das mãos,chamada de dermatofagia. Difícil tarefa é a de parar de roer. Assim como quem rói as unhas, essa doença é um verdadeiro perigo e dificílima de controlar. Uma vez que é resultado de ansiedade, angústia e problemas psicológicos, essa doença é semelhante ao TOC ( Transtorno Obsessivo-Compulsivo).
Mas estou aqui para tentar ajudar você a parar com esse péssimo hábito.
A principal dica é utilizar um esmalte de gosto ruim ou uma técnica de distração.



Primeiramente, você precisa aprender a se conhecer melhor, ao colocar o dedo na boca, tente identificar quais sensações está sentindo nesse momento. Geralmente será angústia ou tédio. Então quando sentir isso novamente, já irá se policiar para que não leve o dedo à boca. Lembrando que não é nada fácil. Não estou aqui para dar lição e "tapar o sol com a peneira" Quero apenas ajudar e sei que se você está passando por essa situação, precisa de ajuda e não que se sinta mais fraca ainda. Então digo que pode parecer bem fácil, mas não é não! Mas... Persistência é a chave... Bora lá!



A segunda dica é cobrir os dedos com um Micropore®. Só a parte onde você está acostumado a morder. E dê preferência aos curativos transparentes. E não adianta ficar com vergonha de usar em público e só querer usar em casa, escondida... Para com isso né guria?! Se assume viciada em roer os dedos e principalmente, se assuma tentando parar. Fica mais fácil quando a gente se assume com dificuldades, sejam elas quais forem. Isso, ao contrário do que todos pensam, nos fortalece ao invés de fragilizar. Esse "acessório" fará com que você se policie mais, pois além do aspecto horroroso, o gosto não é nada bom... Se por acaso você come os corinhos de alguns dedos só, tente por tampar só eles, caso não dê certo, cubra todos mesmo! Se estamos na chuva, vamos nos molhar de verdade! Tmj.




A terceira dica é passar um esmalte de gosto amargo nas unhas e caprichando generosamente, estendê-lo à pele dos dedos, assim, quando você colocar a mão na boca, sentirá o amargo. Existem no mercado os chamados "esmaltes inibidores", que têm um gosto bem amargo, que são produzidos especialmente para quem sofre de onicofagia ou dermatofagia. Você também pode optar por passar os dedos em uma mistura de pimenta caiena, o que eu acho um pouco perigoso, já que se passar os dedos nos olhos, corre o risco de um desconforto maior ainda.




Outra técnica é a "reação competitiva" que consiste em você distrair-se, dando atividades extras para as suas mãos e boca. Dê preferência ao hábito de beber água, que não tem contra-indicações e além do mais faz bem a saúde, ao invés de mascar chicletes ou balas, o que pode lhe trazer uma diabetes ou outros problemas bem mais graves de saúde. Outra técnica no mesmo estilo é a de sentar sobre as mãos, tirando elas do foco das atenções!



Mais uma dica é a do "dedo seguro". Escolha um dedo e coloque-o em segurança, ou seja, concentre-se apenas nele durante a próxima semana. Você poderá morder todos os outros, menos aquele que você fez o pacto de não roer mais. No fim da semana você verá que ele está livre e seguro do perigo e se sentirá mais confiante pelo fato de ter conseguindo com um, terá a prova, a certeza de que conseguirá com todos.



Bem, se mesmo tentando todas essas técnicas, nenhuma der certo com o seu estágio, deves procurar ajuda médica especializada, seja com psicólogo, terapeuta e em alguns casos, o uso de medicação com a orientação de um psiquiatra. Se esse hábito tem sido mais forte que você, opte por fazer direitinho o que o médico indica. Já que esse hábito pode ser causado apenas por momentos de estresse, mas pode ser algo mais grave como um transtorno semelhante ao TOC.



Bem meninas, espero ter ajudado e vou deixar alguns links de matérias que vi na net e que podem ser úteis para leitura complementar...

Beijos coloridos e até a próxima.
Gostou? Compartilha
Não gostou? Deixa sua sugestão nos comentários...



Comentários

Postagens mais visitadas